
Uma mulher de 49 anos foi indiciada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por injúria transfóbica após atacar verbalmente uma mulher trans de 22 anos dentro do banheiro feminino de uma academia no bairro Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso ocorreu em 11 de novembro deste ano.
Segundo o relato da vítima, a agressora afirmou que, “já que o filho dela, de 7 anos, não pode usar o banheiro feminino, um traveco também não deveria”. Diante da situação, a jovem procurou imediatamente a unidade policial para registrar a ocorrência. Ela contou que começou a gravar a discussão assim que percebeu estar sendo ofendida: “Nunca nos calaremos perante tais situações que ferem diretamente os nossos direitos”, disse.
Assim que a denúncia foi formalizada, a PCMG iniciou as investigações. Ao longo do processo, cinco testemunhas foram ouvidas e imagens passaram por análise pericial. Com base no conjunto de provas, a mulher foi indiciada por injúria transfóbica — crime equiparado à injúria racial na legislação brasileira.
O caso segue agora para o Ministério Público, que deve decidir sobre o oferecimento da denúncia à Justiça.





