
Com o título praticamente definido, o Campeonato Brasileiro concentra as disputas mais relevantes das duas últimas rodadas na briga contra o rebaixamento. No total, dez clubes ainda têm chances matemáticas de queda, embora restem apenas duas vagas no Z-4.
O UOL reuniu cenários, dados e probabilidades calculadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para explicar por que equipes que parecem livres da zona de rebaixamento continuam com risco, ainda que pequeno.
Quem está na briga?
Fortaleza, Santos, Internacional, Vitória e Ceará são os mais ameaçados. Todos apresentam probabilidades superiores a 5% de queda para a Série B. Sport e Juventude já estão rebaixados matematicamente.
Outros cinco clubes também aparecem com chances, mas inferiores a 1%: Bragantino, Atlético-MG, Vasco, Corinthians e Grêmio. Para que qualquer um desses caia, seria necessário um conjunto improvável de resultados.
No caso do Corinthians, por exemplo, o clube teria de perder seus dois compromissos, enquanto concorrentes diretos venceriam ambos. A chance é mínima, mas existe: 0,001%.
“As chances de rebaixamento de Corinthians e Grêmio são bem pequenas, mas ainda possíveis. Nesta rodada, se Santos, Inter, Ceará e Fortaleza tropeçarem, as chances de rebaixamento dessas equipes devem ser zeradas.”, afirma Gilcione Oliveira, matemático da UFMG.
Qualquer vitória desse grupo menos ameaçado nas duas rodadas finais elimina o risco matemático. Em caso de derrotas, entretanto, a pressão pode aumentar na rodada decisiva.
O critério para as chances de rebaixamento
Para explicar por que clubes da 9ª posição em diante ainda aparecem com risco, mesmo com pontuação relativamente segura, o UOL ouviu Gilcione Oliveira.
Segundo ele, a probabilidade não depende apenas dos pontos conquistados. Também é considerado o nível dos adversários que cada equipe enfrentará nas rodadas finais.
O Ceará, por exemplo, enfrenta Flamengo e Palmeiras. Se vencer qualquer um deles, escapa da zona de rebaixamento. O clube ainda teria vantagem no critério de desempate por ter uma vitória a mais que rivais diretos.
O matemático explica que mais de quatro milhões de cenários são simulados, considerando pontuação, desempenho e confrontos decisivos.
“Santos e Internacional podem chegar a 47 pontos, e Ceará e Vitória podem chegar a 49 e 48 pontos, respectivamente. Por isso, as equipes que estão com 45 ou 46 pontos podem ser ultrapassadas por essas quatro equipes.”, disse Gilcione.
Probabilidades de queda para a Série B
Sport – 100% (já rebaixado)
Juventude – 100% (já rebaixado)
Fortaleza – 69,5%
Santos – 51,4%
Internacional – 40,8%
Vitória – 30,6%
Ceará – 7,5%
Red Bull Bragantino – 0,15%
Atlético-MG – 0,042%
Vasco – 0,02%
Corinthians – 0,001%
Grêmio – 0,0004%





