BahiaDestaqueNotíciasRegiãoSaúde

Água-viva invasora é encontrada na Ilha de Itaparica e preocupa ambientalistas

Uma espécie de água-viva considerada invasora, a Cassiopea andromeda, também conhecida como medusa invertida, foi identificada em uma área estuarina da Ilha de Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos. A presença e a proliferação do animal têm causado preocupação entre ambientalistas e autoridades.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), a medusa tem reprodução facilitada por meio de pólipos microscópicos, o que torna difícil o controle natural da espécie. Diante do risco ambiental, a Sema articula uma ação conjunta com pesquisadores, prevista para ocorrer nesta quinta-feira (24), com foco no monitoramento e controle da população da água-viva.

A área afetada, por ser quase totalmente cercada por terra, permite a implementação de estratégias de contenção mais eficientes. A iniciativa inclui o desenvolvimento de uma pesquisa científica com duração de 90 dias, que vai realizar medições, quantificações e remoções progressivas dos organismos.

O objetivo da ação é reduzir a população da espécie invasora e buscar sua erradicação local, promovendo um esforço colaborativo entre ciência e gestão ambiental para proteger o ecossistema da região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo